sábado, 8 de agosto de 2009

Blinde-se, arme-se, desfrute a vida.

Uma realidade cada vez mais pertencente às cidades brasileiras são os assaltos, balas perdidas, que amedrontam os cidadãos que buscam na indústria da insegurança, recursos que possam protegê-los da violência crescente.
A violência se deve a exclusão social, fator que desencadeia o medo. O tráfico de drogas é a máquina da violência, a qual faz com que as classes mais favorecidas se fechem em condomínios e passem a viver isoladamente. Isso porque a polícia, bem como as leis no Brasil são muito brandas e não consegue conter essa situação de tragédia social.
A mídia também contribui para o crescimento da insegurança, uma vez que, diariamente, divulga dados que assustam a população, que vê na segregação social e espacial, um meio de garantir uma vida segura. É irrefutável a condição de precariedade do sistema de segurança pública nacional, já que esse perde profissionais e verbas em decorrência da corrupção e desvio de dinheiro. Desse modo, protegida por muros e carros blindados, a elite brasileira usufrui de sua qualidade de vida.
Portanto, uma melhora implicaria em uma mudança maior do que se pensa, uma troca de mentalidade tanto por parte da população como dos governantes, além de investimentos sem corrupção e bem planejados. Somente através de projetos e conscientização de todos será possível se não reverter, amenizar o quadro da violência urbana, preocupante e urgente.

2 comentários:

Seu comentário é importante para o blog, Obrigada!