quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Ler: uma ousada aventura

Um universo geralmente em preto e branco, mas capaz de colorir mentes de quem se aventura nele, o livro é sempre um super companheiro, além de ser fundamental na formação intelectual.
Aqueles que têm o hábito da leitura ampliam seus acervos léxicos, desenvolvem o espírito crítico e aguçam suas percepções de mundo, tornando-se mais aptos a entenderem e a serem entendidos. É cientificamente comprovado o melhor desempenho escolar das crianças que leem do que aquelas que não o fazem. Essas, por sua vez, talvez não são incentivadas pelos pais (o exemplo é um ponto que merece destaque no tocante ao estímulo à leitura) ou têm mesmo uma preguiça mental enorme, cabendo a elas, enquanto seres dotados de razão, aos pais e à escola despertar o bom leitor adormecido, ou em processo de maturação, dentro delas.
Exercitar a imaginação e a criatividade ao ler a batalha quixotesca contra moinhos de vento, por exemplo, proporciona momentos muito deliciosos e contribui até mesmo para a felicidade. Devemos dedicar mais tempo do nosso dia para entrarmos no mundo das palavras!

Aí vai o link de uma biblioteca digital bem legal:

3 comentários:

  1. Acredito que há outros meios de buscar conhecimento. Obter inteligência com literatura é relativo. O que tem que levar em consideração é como você gosta de aprender, não forçar um método de aprendizagem.

    Aprender é muito mais do que ler livros.

    ResponderExcluir
  2. Concordo que nada deve ser forçado, Felipe, mas sim nutrido; Que o entendimento a partir da leitura é relativo, a exemplo da expressão de Maria Manuela do Carmo de Sabino, da Escola Secundária Dr. Francisco López, Portugal, "A leitura reflexiva representa uma das boas vias para entender a realidade. Ler um texto não acompanhado de reflexão não constitui caminho para o entendimento da realidade. Quantas vezes se lê mecanicamente e, no final da leitura, não se consegue resumir as principais ideias que o texto pretende transmitir. Assim, não basta tirar informação de um texto". Por outro lado, se aprender é mais do que ler, a leitura é uma das etapas da aprendizagem. Etapa importante que, em primeiro lugar, faz com que a gente se inteire dos mecanismos da língua e a partir daí possa entender também outras áreas do conhecimento.

    ResponderExcluir
  3. Agora sim! Concordo com o que disse. Porém, literatura é uma questão cultural. Leitura pode ser em qualquer area do conhecimento e é importante para definir seu futuro acadêmico, por exemplo. A intelectualidade é definida ao passar de sua vida, quando começa a sumir certos preconceitos. Encarar todos os desafios dando o seu sangue, isso é que vai fazer diferença. Pensar de modo diferente é a resposta para ser mais desenvolvido e, consequentemente, se destacar.

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, Obrigada!